Como criar um banco de dados

Neste tutorial vamos explicar como criar um banco de dados

Um banco de dados é uma ferramenta para coletar e organizar informações. Os bancos de dados podem armazenar informações sobre pessoas, produtos, pedidos ou qualquer outra coisa. É muito utilizado hoje em dia para instalações de plataformas como WordPress, Joomla, Magento, OpenCart e quaisquer outras.

Criando um Banco de Dados através do Painel cPanel

Subir
1º: Faça o login no seu Painel cPanel e Procure pela aba “Banco de Dados” e em seguida clique na opção “Bancos de dados MySQL®” como mostra a imagem abaixo:

como-criar-um-banco-de-dados

2º: Você será redirecionado para a tela de criação de banco de dados, siga as instruções abaixo:

como-criar-um-banco-de-dados

No campo Novo banco de dados: digite o nome que desejar, por exemplo “site“, desta forma o banco chamará “usuario_site“, sendo que “usuario” será sempre o nome de usuário do seu acesso ao cPanel e após o underline “_” é o nome que você optar neste local.

Clique no botão Criar banco de dados, pronto, seu banco de dados já está disponível para ser utilizado e ficará listado em Bancos de dados atuais, assim como os demais que forem criados no futuro.

Para que você consiga utilizar este banco em seu site, ele precisará ter um usuário criado com as devidas permissões, siga as instruções abaixo:

como-criar-um-banco-de-dados

No campo Nome de usuário: Coloque o nome que deseja utilizar, por exemplo conecta, desta forma o seu novo usuário chamará “usuario_conecta“, sendo que “usuario” será sempre o nome de usuário do seu acesso ao cPanel e após o underline “_” é o nome que você optar para este usuário.

No campo Senha:
 Coloque a senha de conexão para este usuário, para sua segurança, crie uma senha bem forte ou simplesmente clique em “Gerador de Senha” para que o sistema forneça uma senha bem elaborada para você.

No campo Senha (novamente): Caso tenha optado por inserir uma senha manual no campo anterior, forneça a mesma senha neste local, caso opte por utilizar uma senha gerada, o sistema irá preencher os dois campos de senha.

Clique no botão Criar usuário“, pronto, seu usuário já foi criado e está disponível para associar a um banco de dados.

Agora você precisa dar as devidas permissões ao usuário criado para se conectar o banco de dados desejado, selecione na lista o banco e o usuário que irá utilizar e clique em “Adiconar” como na imagem abaixo:

como-criar-um-banco-de-dados

Agora você precisa escolher quais serão os privilégios de acesso deste usuário, caso sejam todos, selecione a opção “TODOS OS PRIVILÉGIOS” que todas as opções serão marcados, caso queira poderá selecionar quais opções desejar, depois clique em “Fazer alterações” como mostra abaixo:

como-criar-um-banco-de-dados

Pronto, agora você já tem um banco de dados e usuário criado, além de estar com os devidos privilégios, desta forma está pronto para uso.

Criando um Banco de Dados através do PHPMYADMIN (para clientes que não tem cPanel)

Subir
Caso a sua hospedagem não tenha cPanel, você poderá criar um banco de dados diretamente pelo seu acesso phpmyadmin, para isso faça o login com os seus devidos acessos e vá até a opção “Bancos de Dados“, no local onde está preenchido “nomedobanco” é o único local onde você deverá preencher, com nome desejado, depois basta clicar em “Criar“:

como-criar-um-banco-de-dados

Pronto, você já tem um banco de dados criado, não é necessário a criação de usuário/senha para aqueles que não tem cPanel, seu usuário e senha de conexão são os mesmos utilizados para realizar o login no phpmyadmin

Esse artigo foi útil?
Visualizações: 104