Como fazer um envio de e-mail autenticado no WordPress

Navegação rápida neste artigo:

Criamos este tópico destinado a aqueles que utilizam a plataforma WordPress em seu domínio/site.

Temos notado que boa parte dos comentários e notificações de sites hospedados conosco não tem chegado até os e-mails de destino, mas por que isso acontece? O WordPress por padrão envia e-mail utilizando a função mail(), esse método de envio não envia mensagens de forma autenticada, e isso não é bom e nem recomendado!

Devido a isso, grandes provedores vão negar o recebimento de sua mensagem e também vai marcar nossos IPS como remetentes de spam, prejudicando o envio tanto para você cliente, quanto para nós. A entrega desses e-mails deve ser feita de forma autenticada, utilizando uma conta de e-mail válida. O mesmo vale para outros scripts, enviar e-mail autenticado é sempre a melhor forma.

Dica: altere o e-mail que recebe as notificações, você pode criar um e-mail chamado comentarios@seusite.com para que o mesmo receba os emails. É mais confiável que uma plataforma gmail ou hotmail que pode encaminhar sua mensagem sempre para o spam ou lixo eletrônico.

Passo 1

Subir
Acesse a área administrativa do seu WordPress e instale o plugin WP Mail SMTP, você pode baixar ele clicando aqui ou procurar na lista de plugins disponíveis do WordPress, após instalado ele estará disponível para configurar no menu: Configurações > WP Mail SMTP.

Passo 2

Subir
Faça o preenchimento dos campos conforme seus dados, verifique na imagem a seguir as configurações indicadas neste plugin e logo após a imagem verifique algumas instruções e informações importantes para a utilização deste plugin:

envio-de-e-mail-autenticado-com-wordpress

ATENÇÃO:
Nos campos porta smtp e Criptografia podem ter algumas variações de acordo com o seu tipo de hospedagem, você pode utilizar de uma destas formas:
– Sem criptografia: Utilize a porta 587
– Usar criptografia SSL: Utilize a porta 465
– Use TLS encryption: Utilize a porta 587

Sempre deixe marcado as opções “Enviar todos os e-mails do WordPress via SMTP” e “Sim: usar autenticação SMTP“.

Passo 3

Subir
Após salvar toda a configuração conforme orientado no Passo 2, faça um teste de envio para certificar que as informações inseridas foram aceitas e estão corretas, como mostra abaixo:

envio-de-e-mail-autenticado-com-wordpress

Caso os dados estejam corretos, você vai receber um e-mail como este abaixo:

envio-de-e-mail-autenticado-com-wordpress

Esse artigo foi útil?
Visualizações: 122