Como funciona a propagação DNS

Neste tutorial vamos explicar como funciona a famosa propagação DNS

O que é propagação DNS?

Subir
Quando é realizado um registro de um novo domínio ou alterado o DNS de um domínio já registrado, existe um prazo para que ele seja publicado e esteja no ar. Este processo é chamado de propagação DNS, que nada mais é que o processo de atualização do DNS do domínio, este prazo poderá levar de 2 a 48 horas, podendo variar para cada conexão de internet.

Não existe forma de acelerar este processo, é preciso aguardar o prazo indicado para que comece a propagar, podendo levar mais tempo para certas conexões do que outras, por isso existe o prazo de 2 a 48 horas, as 48 horas finais existem para garantir que todas as conexões já estejam visualizando o seu domínio em seu novo servidor.

Como saber se já propagou?

Subir
A forma mais garantida de saber se já propagou para sua conexão é realizando um teste de ping, que é simples é rápido!

Neste tutorial vamos explicar rapidamente como realizar um teste de ping utilizando o computador com Windows instalado:

1: Procure em seu computador pelo programa “cmd”, você irá encontrar o programa “Prompt de Comando”, abra e verá uma tela preta!
2: Digite o seguinte comando nesta tela: ping www.seusite.com.br dê “Enter” no teclado e aguarde o resultado, depois realize um teste para a propagação sem o “www”, faça ping seusite.com.br (altere seusite.com.br pelo seu domínio completo) um IP será apresentado como mostra na imagem a seguir:

como-funciona-a-propagacao-dns1

Este IP pertence ao servidor onde este domínio está sendo visualizado pela nossa conexão, para saber se para você já propagou, entre em contato conosco primeiramente para saber qual é o IP do servidor onde está o seu site ou verifique no e-mail que você recebeu com os dados de acesso!

A forma para saber como está o processo de propagação para todo o planeta, é através do site a seguir:

www.whatsmydns.net: no topo do site onde tem “www.example.com” você vai inserir o endereço completo do seu site e depois clicar em “Search”, diversos IP’s serão apresentados em cada localidade, com o IP do no seu servidor em mãos você poderá verificar como está o processo de propagação.

Quando é indicado a alteração do DNS?

Subir
Sugerimos que altere o DNS em períodos de acesso reduzido, por exemplo, aos finais de semana ou no período noturno para que durante a madrugada já esteja propagado para muitas conexões.

Esse artigo foi útil?
Visualizações: 20