Corrigindo o erro ‘Allowed memory size Exhausted’ no WordPress

Seu site anda consumindo muita memória e o servidor sempre te bloqueia ou seu site apresenta erro? Seu site vive com o error_log sempre lotado?
Antes de mais nada, saiba que essa limitação não tem relação com a limitação da memória disponível no seu plano ou em seu servidor.

PHP é uma linguagem de programação interpretada, ou seja, é necessário que o interpretador utilize o espaço de memória do servidor para executar adequadamente os scripts e plugins dos sites. Este espaço disponibilizado para a execução dos códigos é chamado de Memória PHP.

Acesse a pasta do seu site e procure pelo arquivo error_log na raiz da instalação do WordPress e veja se apresenta algo parecido com este erro:

Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted (tried to allocate 2348617 bytes) in …

Como o próprio erro menciona, o problema ocorre pois o limite de memória PHP da sua hospedagem (32 MB) foi alcançado, faltando assim memória disponível para carregar corretamente os arquivos do sistema. Isso normalmente ocorre quando se tem muitos plugins ativos, consumindo a memória disponível de acordo com a limitação. Caso enfrente este problema, siga uma das dicas abaixo, uma delas resolverá seu problema!

Dica 1 – Método Simples

Subir
Adicione a linha abaixo no arquivo wp-config.php da sua instalação do WordPress por exemplo após o define(‘DB_COLLATE’, ”);:

define('WP_MEMORY_LIMIT', '64M');

Dica 2 – Método Definitivo

Subir
Caso você tenha uma hospedagem na E-Consulters com cPanel, como por exemplo Hospedagem Compartilhada, Híbrida ou Revenda, acesse o cPanel e procure pela opção “Selecionar Versão do PHP” ou “Select PHP Version” na aba “Software” como mostra a imagem abaixo:

corrigindo-o-erro-allowed-memory-size-exhausted-no-wordpress

Clique no botão “Switch To PHP Options” localizado do lado direito no topo como mostra a imagem abaixo:

corrigindo-o-erro-allowed-memory-size-exhausted-no-wordpress

Na opção “memory_limit” insira o valor desejado, para o exemplo do inicio deste artigo 64MB são suficientes, você poderá utilizar um dos valores disponíveis da lista, escolha o desejado e clique primeiramente em “Apply” e depois “Salvar“:

corrigindo-o-erro-allowed-memory-size-exhausted-no-wordpress

PRONTO! Essa alteração vale para qualquer tipo de plataforma/aplicação, não somente o WordPress.

Dica 3 – Método Alternativo

Subir
Adicione a linha abaixo no arquivo /wp-includes/cache.php imediatamente após a abertura da tag <?php:

ini_set(‘memory_limit’,’64M’);

Depois disso,  crie um arquivo .htaccess com o código abaixo e o insira na pasta wp-includes:

# set memory limit for cache.php php_value memory_limit 64M

Finalmente, crie um arquivo php.ini e o coloque também no diretório wp-includes:

;; set memory limit for cache.php memory_limit = 64M

PRONTO! Salve tudo, faça o upload dos arquivos caso tenha criado localmente e tente novamente entrar no admin de seu site.

Esse artigo foi útil?
Visualizações: 531