O que é uma hospedagem de site

Nesta página vamos explicar tudo o que você precisa saber relacionado a hospedagem de sites!

O que é

Subir
Hospedagem de Sites é um serviço pré-pago que possibilita as pessoas ou empresas com sistemas online a guardar informações, imagens, vídeos, ou qualquer conteúdo acessível via Web. Através dos provedores de Hospedagem será fornecido um espaço em seus servidores e conexão à internet a estes dados aos seus clientes, desta forma a hospedagem possibilitará que seu site seja visualizado 24h por dia em todo o mundo.

Pré-requisitos

Subir
Para acessar/visualizar um site online geralmente é necessário um domínio, alguns provedores disponibilizam um link provisório gratuitamente, mas o ideal é registrar um domínio ou utilizar um domínio que você já tenha registrado anteriormente.

Quais são os tipos de serviço de hospedagem

Subir
A hospedagem pode ser dividida em seis tipos genéricos: Compartilhada, Hibrida, Servidor VPS, Servidor Cloud, Revenda de Hospedagem, Servidor Dedicado e Co-Location.

– Hospedagem Compartilhada: dezenas a centenas de sites são hospedados em um mesmo servidor, o que garante o melhor custo-benefício na contratação. Hoje os sistemas são estáveis o suficiente para permitir um serviço de ótima qualidade mesmo nessas condições de compartilhamento de estrutura. O uptime (tempo de serviço no ar) deve ser cerca de 99,5% do tempo, pois a administração de múltiplos sites em um mesmo servidor requer manutenções mais constantes que um único site por servidor e um gerenciamento sempre presente.

– Hospedagem Híbrida: hospedagem similar a Hospedagem Compartilhada, porém, com muito mais recursos a nivel de cpu/memoria/processos visando atender sites de pequeno a grande porte.

– Revenda de Hospedagem: este serviço oferecido para pessoas/empresa que querem oferecer hospedagem de sites para seus clientes, sem que seja necessário ter uma estrutura própria o que levaria a um alto custo. O espaço em disco e tráfego nestes planos é superior a Hospedagens Compartilhadas e pode-se colocar diversos sites.

– Servidor VPS: VPS (Virtual private Server) é um método de particionamento de um servidor físico em múltiplos servidores virtuais, de tal forma que cada um tem a característica e a capacidade de operar como se fosse um servidor independente.

– Servidor Cloud: é a evolução do Servidor Virtual, pois permite a rápida migração para outro hardware caso apresente falhas ou na necessidade de mais recursos (hardware). É uma opção com custo inferior ao Servidor Dedicado mas com qualidade superior, pois servidores dedicados estão sujeitos a mais falhas. A vantagem em relação a hospedagem compartilhada é que não custa consideravelmente mais e ainda assim permite isolação de recursos e que um site aguente uma quantidade muito superior de visitas ao mesmo tempo.

– Servidor Dedicado: é um serviço mais oneroso, porém, muito superior a qualquer tipo de hospedagem, pois pode-se controlar melhor o servidor e o seu hardware (configuração) é maior. Além de contratar um servidor, é também necessário saber que se necessita gerenciá-lo pois ele é somente seu, o que requer um profissional qualificado, principalmente para gerenciar a segurança do servidor.

– Co-location: este serviço é semelhante ao Servidor Dedicado, porém o servidor em si não é fornecido pelo Data Center, mas sim pelo próprio contratante, nesta modalidade você poderá colocar seu próprio servidor dentro da estrutura física do Data Center, evitando assim custos como energia, internet, segurança e gerenciamento.

Serviços essenciais

Subir
– um servidor para o protocolo HTTP: como o Apache ou o IIS

– serviço de e-mail: com SMTP, POP3 e IMAP

– serviço de DNS: para resolução de hostnames em IPs

– serviço de publicação: normalmente pelo protocolo FTP

– estatísticas gráficas: que são softwares que processam os logs do servidor HTTP.

Publicação

Subir
Após realizar a contratação de um serviço de hospedagem e ele estiver ativo, você deverá enviar os arquivos do seu site para que ele seja publicado e disponiblizado online. O envio destes arquivos vai depender do tipo de serviço ao qual você contratou, normalmente é feito através do cPanel ou FTP, caso tenha conhecimento poderá gerenciar e manusear através de um acesso SSH.

Esse artigo foi útil?
Visualizações: 133